Novo templo pagão na Letônia

O professor Chas Clifton, pesquisador estadunidense do Paganismo Contemporâneo (autor de diversos livros sobre o tema e atual editor do periódico acadêmico Pomegranate: International Journal of Pagan Studies), informou em seu blog no último domingo que um novo templo pagão foi construído, dessa vez, na Letônia.  No país báltico o Paganismo é um resgate étnico denominado de Dievturība, sendo os adeptos chamados de Dievturi, literalmente “guardiões do Dievs” ou “povo que vive em harmonia com Dievs”. Dievs, na mitologia letã, é uma divindade primordial, um princípio criador do qual emana todas as outras divindades.

A religião Dievturība abarca o politeísmo, mas a sua essência é bastante identificada com os princípios do panteísmo, que indicam que a(s) divindade(s) possui(em) uma identificação total com o universo e que tudo e todos constituem essa relação – nesse sentido, Dievs é o próprio universo, a divindade imanente presente em absolutamente todas as coisas que existem. Outras divindades centrais no culto da Dievturība são os deuses JūrasŪdensLaima e Māra (esta última sendo a Mãe Terra).

O movimento de resgate da antiga fé letã iniciou no ano de 1925, através de Ernests Brastiņš, fundador da Dievturība. Apesar disso, o movimento passou a se difundir pelo pais somente por volta da década de 1990.

Infelizmente, não foram dispostas maiores informações sobre o novo templo pagão construído na Letônia, mas Chas Clifton diz que ele está localizado em uma ilha da região do rio Daugava e que a pessoa por trás da construção é um empresário que possui um grupo de padarias – além da divulgação de uma imagem, na qual podemos ver parte do templo com dois adeptos Dievturi na frente (imagem ao lado). Recentemente, cabe lembrar, um templo foi erguido em honra à deusa celto-germana Nehalennia na província de Zelândia, na Holanda. Além disso, membros da Ásatrúarfélagið, associação islandesa de paganismo germânico, trabalham na construção de um templo em honra aos deuses nórdicos na Islândia (com previsão de término para o ano de 2018), e os membros da reconhecida organização grega de Hellenismo, Supreme Council of Ethnic Hellenes (YSEE), também manifestaram interesse na construção de um templo após a religião étnica helênica ter sido oficialmente reconhecida como religião na Grécia.

© Dannyel de Castro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s