Entrevista com o professor Ronald Hutton, historiador do Paganismo Contemporâneo

Tradução parcial de uma matéria feita para o portal Pagan Dawn, por Kate Large, disponível na íntegra no seguinte link: http://www.pagandawnmag.org/professor-ronald-hutton-reframing-modern-paganism/

 

O professor Ronald Hutton é uma autoridade no Paganismo e possui uma atuação regular no circuito de festivais. Publicou diversos livros e artigos sobre o tema, entre os quais o célebre trabalho “The Triumph of the Moon“, no qual destrincha as raízes da Wicca. Kate Large (jornalista e colunista da revista Pagan Dawn) falou com ele sobre sua própria jornada e como seu trabalho remodelou a comunidade pagã.

Você citou sua mãe, que era pagã, como uma grande influência. Existe a diferença entre ser “nascido pagão” e “escolhê-lo”?

A grande maioria “escolheu” o paganismo, insistindo em que nasceram pagãos de forma instintiva. Abraçar o paganismo é simplesmente um reconhecimento de sua verdadeira natureza; parece “voltar para casa”. Ser criado como um pagão, de meu modo particular, me deu uma base muito boa em antigas mitologias pagãs, lendas e história e um conhecimento da literatura vitoriana e eduardiana de inspiração pagã. Nem um nem outro me deu um link direto com a maioria dos outros pagãos dos anos 70 e 80, mas essa base me deu um sentimento de admiração com o paganismo em geral.

Você fez parte da cena britânica contracultural e folclórica dos anos 70. O paganismo e a contracultura estão inextricavelmente entrelaçados?

Em todo o momento até o presente, o paganismo representou um desafio aos valores religiosos e culturais dominantes, e isso ocorre a mais de duzentos anos, como tentei mostrar em meus escritos. Eu estava muito consciente, na minha juventude, de estar na tradição dos grandes escritores românticos do revolucionário início do século XIX. Essa tradição fez um apelo apaixonado pela liberdade do indivíduo, e a imaginação, contra qualquer conformidade impostas, atraindo elementos como a natureza e o passado pagão.

A contracultura dos anos 60 e 70 poderia ser chamada de “Segundo Movimento Romântico”, embora careça de uma sensação de profundidade histórica e muitas vezes se voltou para imagens apocalípticas cristãs, em vez de pagãs. As músicas que mais me inspiraram tendem a não estar diretamente relacionadas ao paganismo. Em vez disso, eles exploram a ideia da busca pessoal, um mundo novo no qual a crença, a ação e a identidade podem ser repensadas, somente às vezes fazendo referência a um retorno de ideias realmente antigas. Estou falando de King Crimson, Moody Blues, Pink Floyd, Fairport Convention, Steeleye Span e David Bowie.

Lembro-me de aparecer nos bares folk para ouvir artistas nos entusiasmarem como se fossem antigos bardos; desfrutando do sentimento de tribalismo e celebração nos festivais gratuitos e nas feiras de East Anglian. Eu também trabalhei com pessoas de mentalidade semelhante às minhas, contra injustiças e brutalidades, demonstrando e fazendo campanha contra o sexismo e o racismo. Os rituais sazonais em Epping Forest, com um grupo pagão em 1968-9, quando eu estava na metade da adolescência, foram a minha primeira experiência de cerimônias pagãs em grupo.

Como sua pesquisa foi recebida? E você sente um compromisso pessoal com seus estudos que transcendem o puro academicismo?

Nunca me senti como um acadêmico “puro”. Tudo sobre o que trabalhei foi impulsionado pelo entusiasmo pessoal, em vez de qualquer consideração profissional. Eu tive o cuidado de não trabalhar no Paganismo moderno até que eu estivesse firmemente estabelecido em uma cadeira de professor e sempre mantive públicas as minhas próprias crenças, enquanto também apoiava e defendia ativamente os pagãos que eram atacados por suas crenças. Em vista disso, é notável o preço que paguei pela minha associação com a Wicca, especialmente depois que Triumph of the Moon surgiu.

Um acadêmico americano que visitou a Universidade de Cambridge perguntou aos historiadores o que eu estava fazendo, e foi informado de que ele deveria se esquecer de mim, porque eu havia enlouquecido, me tornado bruxo e deixado a profissão acadêmica. O jornal estudantil de minha própria universidade colocou uma fotografia minha em sua capa com a legenda “Atenção! Este homem poderia ser um bruxo!”. Por quase dez anos, minha carreira ficou paralisada. Eu não era considerado apto para cargos de maior responsabilidade gerencial ou qualquer honra, os pedidos de bolsas de pesquisa foram rejeitados, convites para dar aulas como convidado e artigos mofaram.

Ironicamente, todas as manhãs, durante anos, acordei com e-mails abusivos de fanáticos pagãos, principalmente da América, que compreenderam erroneamente meu trabalho como um ataque à sua fé. Fui salvo, profissionalmente e mentalmente, pelo fato de que eu não poderia ser demitido, por um parceiro fiel, pelo sucesso dos meus livros e pela continuação da amizade com a maioria dos pagãos britânicos e de muitos estrangeiros, incluindo os líderes estabelecidos pelo movimento. Depois de uma década, minha contínua produção entrou em vigor, e minha carreira recuperou-se novamente.

Você está atualmente supervisionando um estudo abrangente sobre a figura da bruxa, em um âmbito global, ancestral e folclórico. O que o levou a esse novo projeto?

Meu atual projeto de pesquisa é a fase final de um trabalho que iniciou cerca de 25 anos atrás, um tempo que se mostrou necessário para obter experiência, testar e desenvolver minhas próprias ideias. Primeiro, por uma série de palestras e artigos na década de 90 e depois por uma série de publicações nos anos 2000 e início de 2010. Com o financiamento de um conselho de pesquisa, reuni uma equipe de oito pesquisadores, incluindo um colega de História Clássica e Antiga, um auxiliar de pesquisa com PhD, quatro estudantes de doutorado e um artista, trabalhando juntos em diferentes aspectos da figura da bruxa. Estamos no bom caminho com os resultados pretendidos: dois ou três livros, uma série de artigos, quatro teses de doutorado e um conjunto de esculturas.

O projeto reúne duas grandes tradições de estudos sobre os primeiros ensaios das bruxas modernas, que foram executados separadamente desde a década de 1970. Uma das tradições, entre os historiadores que escreveram em inglês, aplicou ideias da sociologia, da criminologia, da psicologia e da crítica literária, mas evitou a antropologia, os estudos folclóricos e a história antiga. A outra, apoiada por historiadores europeus continentais, como Carlo Ginzburg, tem estado mais disposta a procurar as origens dos ensaios em crenças antigas, crenças populares e modelos tribais de xamanismo.

Por que o arquétipo da bruxa ainda ressoa tão poderosamente ao longo do tempo?

Porque nos dias de hoje pode significar muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes. É, sem dúvida, um poderoso símbolo feminista, uma das poucas imagens de poder feminino independente que a cultura europeia tradicional nos legou. Ligado ao paganismo, pode representar uma espiritualidade libertária e selvagem, verde, auto-realização, humanitarismo e cuidados com o planeta. Para muitas pessoas, significa um praticante de magia em geral, incluindo todas as formas benevolentes, enquanto que para muitos outros significa apenas alguém que usa magia para prejudicar os outros, muitas vezes de forma letal.

O problema é que as duas primeiras definições são relativamente recentes e ainda são totalmente adotadas apenas por uma minoria, enquanto a última foi usada por pelo menos quatro quintos de falantes de inglês até o século XIX. Atualmente, a bruxa ocupa um espectro de reconhecimento. O meu projeto pretende contribuir para a eliminação do último conceito, apresentando uma melhor compreensão de suas raízes culturais.

Como você descreveria suas próprias crenças e como elas mudaram com o tempo e seus próprios estudos?

Minhas ideias da história do Paganismo mudaram drasticamente desde a década de 1960, quando acreditei em tudo o que li em Margaret Murray, Robert Graves, Sir James Frazer, Gerald Gardner, Charles Godfrey Leland e autores que achavam que as literaturas celtas medievais incorporavam retratos confiáveis do antigo passado pagão: simplesmente porque todos eles não incorporavam elementos considerados pela ortodoxia acadêmica, ou sequer haviam sido construídos sobre ela. O surgimento de novas pesquisas na década de 1970 – a maioria não foi conduzida por mim – gradualmente, e dolorosamente, desmantelou essas crenças, deixando-me perguntando, no final da década de 1980, o que poderia ser colocado em seu lugar.

O meu trabalho, desde então, tem como objetivo primordial dar ao paganismo moderno uma nova história que possa ser comprovada a partir dos registros e dá-lhe um lugar orgulhoso no mundo atual, como um complexo de religiões que resgata imagens e ideias antigas, mas abordando algumas das maiores necessidades da modernidade; e, ao fazê-lo, aproveitar os principais fluxos da cultura britânica que remontam a mais de duzentos anos, e uma tradição contínua de magia cerimonial que remonta a milênios.

Eu não descrevo minhas próprias crenças e práticas em público, porque aprendi com amarga experiência que sou muito mais eficaz na defesa do paganismo contra a falsa representação, a polícia, os tribunais, os serviços de assistência, o sistema educacional, os acadêmicos e meios de comunicação de massa, se eu manter minha vida pessoal e espiritual privada. Minha resposta mais concisa quando me perguntam sobre minhas crenças é: “É uma questão privada. Abençoado seja.”

Deixe um comentário

