Pelo mundo, pagãos pedem apoio para construção de templos

Alguns dias atrás, iniciou-se uma campanha de financiamento coletivo online cujo objetivo é arrecadar fundos para a construção de um templo pagão na Bulgária, dedicado à Hécate, Dionísio e outras divindades. De acordo com a descrição da campanha, que pode ser acessada aqui, os responsáveis pela construção do templo são pagãos búlgaros que optaram por viver em uma pequena comunidade religiosa rural, onde seria construído o templo. A meta da campanha é atingir 5.000 euros para que a construção seja iniciada.

Atualmente há outras iniciativas semelhantes registradas em diferentes localidades. Na Polônia, por exemplo, desde o final de 2016 um grupo pede apoio financeiro (também online) para que seja erigido um templo em honra a Svantevit, Perun, Veles, Mokosha e diversos outros deuses eslavos. Mais informações sobre essa iniciativa podem ser consultadas aqui e no vídeo abaixo:

O grupo de pagãos eslavos também disponibilizou, em sua página do Facebook, imagens do projeto gráfico feito para o templo, eis algumas:

No Brasil também há uma iniciativa. Em 2014, o grupo de Reconstrucionismo Celta Brigaecoi – Castro da Paraíba tornou pública a intenção de construir um templo “dedicado ao culto contemporâneo dos deuses dos Lusitanos, Galaicos e Celtibéricos” (fonte: site dos Brigaecoi), também pedindo apoio da comunidade pagã nacional com doações para a realização. Nos anos seguintes, não tivemos mais notícias sobre o andamento do projeto, mas sua ementa pode ser consultada aqui, e há algumas imagens do projeto gráfico do templo abaixo.

brigaecom-nemetom-doac3a7c3a3o

© Dannyel de Castro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s