Aumenta a atuação de sacerdotes pagãos em presídios

No Reino Unido, o governo busca seis sacerdotes pagãos para auxiliarem espiritualmente presos em presídios pelo país. As vagas estão listadas no site da Civil Service Jobs, onde é possível ver que o salário pode ser de até £29,176. Não há informações específicas sobre as denominações pagãs buscadas, já que as vagas são para “sacerdotes pagãos” – incluindo, portanto, pessoas que exercem a atividade sacerdotal em qualquer segmento do Paganismo Contemporâneo.

De acordo com a reportagem da jornalista Alexandra Jones, publicada no site do The Guardian em 28 de fevereiro deste ano, embora as seis religiões mais populares no país (cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo, sikhismo e judaísmo) representem a maioria das pessoas nas prisões, houve um aumento no número de prisioneiros que se identificam como pagãos, cujas necessidades espirituais específicas essas vagas atenderão. Uma das demandas espirituais de prisioneiros que seguem fés pagãs é a comunhão com a natureza e participação em ritos ao ar livre, e por isso os sacerdotes buscados poderão ministrar tais celebrações em locais específicos dos presídios.

Em dezembro do ano passado, a White Mountain Druid Sanctuary noticiou a realização de um ato inter-religioso pagão no Coyote Ridge Corrections Center, nos Estados Unidos. Na ocasião, um rito religioso pagão foi celebrado para os presos com a participação de sacerdotes da Ásatrú, do Druidismo e da Wicca. No ritual, cada grupo acendeu uma vela para sua tradição, e então juntaram as três chamas para criar uma chama unificada (foto em destaque).

Esses dados recentes indicam um aumento da participação de líderes religiosos pagãos em atividades anteriormente ministradas exclusivamente por sacerdotes de religiões dominantes. Isto se deu, por sua vez, em face ao crescimento de presos autodeclarados pagãos nos países citados.

 

© Dannyel de Castro

 

Anúncios

Uma resposta para “Aumenta a atuação de sacerdotes pagãos em presídios”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s