Publicações acadêmicas

Além de praticante do Paganismo, sou também pesquisador deste fenômeno religioso em âmbito acadêmico, com formação em níveis de graduação e mestrado em Ciências da Religião (ambos pela Universidade do Estado do Pará). Desta forma, tenho algumas publicações científicas, principalmente artigos em periódicos, que desenvolvi sobre o Paganismo Contemporâneo e estão disponíveis online. Dentro das Ciências da Religião, gosto de dialogar com a relação entre religião e sociedade, por isso minhas pesquisas são feitas principalmente com a metodologia etnográfica, própria da antropologia social; sendo assim, busco verificar a forma pela qual o Paganismo se apresenta empiricamente, por meio de pesquisa de campo. Aqui há uma lista dos meus trabalhos, com links para leitura:

CASTRO, Dannyel de. Entre carvalhos e samaúmas: a espiritualidade céltica contemporânea entre a eco-religiosidade e a identidade regional. Diversidade Religiosa, v. 7, p. 34-59, 2017.

CASTRO, Dannyel de. Sob a sombra da samaumeira, uma roda de neopagãos: o neotribalismo na relação entre religião e espaço público a partir do Encontro Social Pagão em Belém, Pará. Sacrilegens, v.13, n.2, p.23-38, 2016.

CASTRO, Dannyel de. A Festa das Almas: o culto aos ancestrais no Neopaganismo. Último Andar (PUCSP. Online), v. 28, p. 125-140, 2016.

CASTRO, Dannyel de. Heathenismo, arte e cultura popular: o caso do Pagan Metal. Notícias Asgardianas, UFPB, p. 83 – 94, 11 out. 2016.

CASTRO, Dannyel de; CORDOVIL, Daniela. Urbe, Tribos e Deuses: Neopaganismo e o Espaço Público em Belém. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 6, p. 116-139, 2015.